sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Solenidade de abertura

Abaixo, imagem da Coordenadora do curso profª. Susana Arestivo Gordon, juntamente com o prof. José Benedito Filippo Bernardes, Diretor do ISE -Instituto Superior de Educação, em discurso solene na abertura do evento, falando da importância e dos resultados positivos do curso.


Dança na Terceira Idade

O CIAD esteve presente ao evento, promovendo um desafio entre os rítmos brasileiros e argentinos alegrando o espaço, juntamente com os alunos da Faculdade para a Idade da Razão sob o comando da profª. Sandra Osti.


As vozes da terceira idade

As vozes da terceira idade, surgem com o grupo de canto coral da FIG-UNIMESP, sob a regência do grande Maestro Armando Colacioppo. Se apresentando em vários pontos culturais da cidade, o coral esteve prestigiando ao evento, cantando no anfiteatro Guimaraes Rosa.


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A arte e a dança na maturidade

Apresentação do grupo da Faculdade para a Idade da Razão ocorrido no dia 27 de novembro de 2009, às 20h no anfiteatro Guimarães Rosa, Campus da FIG-UNIMESP-Vila Rosália. Com aprestação de dança em vários rítmos, canto coral e a exposição dos trabalhos realizados durante o ano pelas(os) alunas(os) do curso de desenho e pintura. Entre os visitantes estavam amigos e familiares prestigiando o evento. Veja as imagens do espaço de exposições abaixo.










a

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

Neste depoimento emocionante está a compravação dos efeitos benéficos que a arte promove na vida das pessoas. Disposição, força de vontade e com a ajuda de profissionais e amigos, a colega conseguiu vencer os obstáculos e hoje realiza trabalhos manuais aparentemente impossíveis de serem feitos, devido às limitações provocadas pelo acidente que mutilou suas mãos. Ela acreditou e foi a luta, por isso está aí comentando suas experiências. São comentários sinceros que você pode acompanhar no nosso blog.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Esqueça as doenças e faça arte

O prazer em participar das aulas se confirma nos depoimentos a seguir. Assista o video rico em detalhes de quem vivencia a experiência, expondo seus comentários a respeito das disciplinas ministradas no curso da Faculdade para a Idade da Razão.

A chave da conquista

A capacidade está dentro de cada um que persiste naquilo que almeja. O depoimento a seguir revela o talento adormecido que aflora nos momentos apropriados. Somos facilitadores desse processo e quando isso acontece a felicidade fica estampada na face dos envolvidos.

domingo, 15 de novembro de 2009

A força da terceira idade

O fato dos alunos permanecerem no curso, ano após ano é uma prova da eficiência demosntrado pelo corpo docente, reciclando e aprimorando mais e mais suas práticas pedagógicas realçando o seu compromisso e vocação perante a educação. As boas relações entre docentes e discentes permeiam os fatores que envolvem a humanidade, com carinho, respeito, tolerância e responsabilidade.

Elogio: um incentivo às conquistas

A auto-estima favorece as realizações que é regada por meio de elogios. Mantê-la elevada colabora para que as atividades sejam realizadas com vontade, consequentemente o resultado do trabalho melhora, deixa as pessoas mais animadas para enveredar por novos caminhos, impulsionando conquistas cade vez maiores. O resultado desse processo é o bem estar das pessoas, melhorando a qualidade de vida. O que nos leva a seguinte conclusão: "A ARTE FAZ BEM ÀS PESSOAS E MELHORA A QUALIDADE DE VIDA". Faça parte do grupo que tem qualidade de vida. Entre num grupo e comece a fazer arte; para o seu próprio bem e felicidade. Pode ser teatro, dança, canto, escultura, literatura, pintura, o que importa é não ficar parado, inanimado, inerte. Movimente-se.

Felicidade na terceira idade

O contato entre os colegas, permite, além da troca de experiências, interagir com o meio contemporâneo já que uma(o) insentiva a(o) outra(o) a fim de transpor qualquer bareira que possa aparecer. É uma relação de confiança e ajuda mútua em que a energia e disposição para realizar as tarrefas parecem não ter fim.

sábado, 14 de novembro de 2009

Liberdade de escolha a voz da terceira idade

A satisfação acima de tudo é a busca dos que estão no curso da Faculdade para a Idade da Razão, compreendendo diversos curso escolhidos livremente por cada um com o objetivo de atender suas espectativas.

Aproveitando a vida na melhor idade

Atrvés dos depoimentos podemos perceber a satisfação das pessoas que frequentam o curso, comfirmando que estamos no caminho certo. A voz da experiência ecoando na rede, transmitida aos interessados em melhorar a qualidaded de vida.

Metodologia na terceira idade

Numa demonstração de liberdade e com a mais pura democracia imperando, teve início um acalorado debate cujo foco principal foi a metodologia empregado no curso. As pessoas se sentiram a vontade para tecer suas críticas opinar e sugerir mudanças que pudessem melhorar o andamento das aulas. O grupo que está presente neste encontro, faz parte de uma turma maior que participa de outras atividade. Proferiram ficar conosco para esse colóquio por que não estão ensaiando com os demais uma coreografia a ser apresentada no próximo dia 27/11/2009 na UNIFIG. Portanto resolvemos não começar um novo trabalho em que a maioria do pessoal estava ausente. Aproveitamos para instigá-los num dabate envolvendo o curso, como poderão ver e ouvir neste video. As opiniões divergem, mas, cada um respeita e aceita o que é discutido pelos demais. São as diferenças de comportamentos, atitudes, anseios, vivências, desejos e modo de agir que enriquecem ainda mais nosso aprendizado, regado com a troca de experiências. O difícil e mais delicado nesse processo, é conciliar e atender os desejos de todas(0s). Como somos eternos aprendizes, nossa missão nunca chega ao fim.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Desenho e a Pintura na terceira idade

Acompanhe os comentários ao vivo na sala de aula e uma panorâmica do grupo concentrado em suas atividades. É uma visão geral da sala em que o pessoal aparece com a mão na massa, ou seja, demosntrando o envolvimento e a concentração, mesmo em meio às conversas paralelas que são captadas pela filmagem, as quais não interferem no trabalho, provando o quanto a arte pode ajudar na qualidade de vida das pessoas em especial na terceira idade. Essas práticas fazem com que os problemas sejam esquecidos por um tempo.

Terceira idade na sala de aula

Os depoimentos das(os) alunas(0s) da Faculdade para a Idade da Razão continuam. São registros escritos e gravados em videos como este que irão compor parte do texto para o livro.

domingo, 8 de novembro de 2009

Acervo permanente recebe a visita do grupo

O acervo permanente da Pinacoteca do Estado de São Paulo, possui obras dos mais importantes artistas figurativos brasileiros, estilo de arte conhecido como "Arte Acadêmica" por ser um estilo que se desenvolveu nos moldes rígidos de esino nos ateliêres e academias, valorizando a representação realista da natureza e a perfeição das técnicas de desenho e pintura empregadas. Muitas pessoas do grupo se identificaram com esse estilo, anunciando sua preferência.

Terceira idade visita "Os Cubistas"

O grupo não perdeu tempo e aproveitou para visitar outras salas, onde aconteciam exposições temáticas. Nesta sala estavam "Os cubistas e seus entornos nas coleçãos da Telefônica". Não foi permitido fotografar nem filmar, porém a visita valeu a pena.

Clique na setinha (botão) que aparece logo abaixo da imagem para assistir o video.

Terapia na terceira idade

Uma das turmas do curso de Desenho e Pintura comprovando os efeitos terapêuticos das atividades artísticas. São depoimentos sinceros de quem posssui a experiência adquirida ao longo dos anos, passando suas vivências aos que ainda não perceberam os benefícios que as atividades realizadas fora de casa podem proporcionar, além de conviver na companhia de colegas que viveram outras experiêcias e compartilham com o grupo.
Não esqueça, quando a janela tiver este visual é um video. Não confunda com uma fotografia estática, portanto, clique na setinha que aparece do lado esquerdo logo abaixo da imagem para assistir o depoimento.

A hora da terceira idade falar

Momentos descontraídos na sala de aula com comentários a respeito do curso. A maioria está fazendo um ensaio geral com a prof. de dança. Nestas ocasiões a aula teórica e uma conversa a respeito do curso com comentários das alunas acontece.

A disposição da terceira idade

Aqui é o retorno da Pinacoteca do Estado de São Paulo. É gratificante saber que proporcionamos passeios inéditos para quem tem muito a nos ensinar e se sensibilizam com o que vêem. Nosso objetivo com essas falas é fundamentar as teorias a respeito da qualidade de vida principalmente na terceira idade, comprovando os efeitos da arte na vida das pessoas.

Terceira idade acontece

Com os depoimentos é possível medir o grau de satisfação e alterar os rumos das aulas. Serve também para registrar para a posteridade as experiências de quem está na ativa.

Terceira idade faz arte

Mais um depoimento a respeito do curso. Aproveitamos o número reduzido de alunas(os) para gravar suas opiniões já que escrever demora e muitas não tem esse hábito.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Imagens da exposição

Abaixo algumas imagens da sala principal onde estavam expostas as obras de Henri Matisse.
O grupo permaneceu unido até o final. Muitos discutiram e deram sua opinião, falaram das preferências e andaram numa maratona incansável.









Pegando ingresso

- Ai meu Deus! Vamos ter que encarar esta fila? É o pensamento da jovem à esquerda com blusa pink e mão na cabeça? Ou talvez esteja apenas prendendo o cabelo e dizendo
- Pessoal se preparem cheguei!!!
O certo é que enfrentamos uma rápida fila para pegar o ingresso. Maiores de 60 anos ficaram isentos do valor de R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia, prof. da rede pública não paga e ainda pode indicar acompanhante.




Traslado dentro do ônibus





As acomodaçoes no interior do ônibus com panorâmica da turma relaxando e curtindo a viagem.
















Quem esteve na Pinacoteca e foi flagrada(o)

Quem foi ao passeio cultural ver a exposição de Henri Matisse, aproveitou para conhecer as outra salas de exposições da Pinacoteca e teve sua imagem registrada por um convidado, o Jacson, (se a grafia não estiver correta, faremos a correção a posteriori), que registrou os principais momentos, portanto essas e outras imagens gentilmente cedidas por ele antecipadamente agradecemos.

Organização e corpo docente


O passeio só foi possível graças ao empenho da Cleide, primeira da esquerda para a direita, responsável pela contratação do ônibus, por arrecador o dinheiro a fim de custear o transporte e pela organização; da professora Rita Regina extrema direita e do professor Denis Basílio no centro. Foto acima.

Dentro da Pinacoteca

Aqui é possívem perceber que a Faculdade para a Idade da Razão se apossou do espaço do museu, ocupando a área de circulação dos visitantes. É uma demostração de vontade, participação e desejo de ver tudo com muita atenção. Nesta hora, o monitor que estava na entrada da exposição de Henri Matisse, nos aconselhou assistir o video que contava um pouco de sua história, sugerindo que fossemos a sala em que o filme estava sendo exibido.

Chegada ao Parque da Luz

Como não foi possívem parar em frente a Pinacoteca, do mesmo lado em que se encontra a porta do ônibus que permitia sair na calçada com maior conforta, houve a necessidade de parar o trânsito, para descer e atravessar a rua com segurança e tranquilidade. Estamos em frente ao Parque da Luz, o passeio propriamente começa agora. Como se vê o bom humor e a disposião do grupo caminham juntos. A festa cultural vai começar.

Comentários iniciais dentro do ônibus

O grupo agora se encontra no interior do ônibus a caminho do Parque da Luz, onde fica o prédio da Pinacoteca. Uma das participantes inicia o seu depoimento, comentando o passeio. São momentos descontraídos onde a amizade e o bom relacionamento imperam. A improvisação, como vocês podem ver, é a nossa marca registrada. O que fazemos é expontâneo e original. O que cada um fala vem do coração, sem rodeios o que induz a verdades que contribuem com o crescimento de todos.

Início da viagem

Estamos nos preparando para visitar a Pinacoteca do Estado de São Paulo e conhecer as obras de Henri Marisse. Este video de 28/10/2009 é o primeiro de uma série de registros que pretendemos realizar ao longo de nossa jornada no curso de Desenho e Pintura na Faculdade para a Idade da Razão. O objetivo é ampliar as informações e conhecimentos específicos do curso, levar cultura de forma prazerosa e assim atingir a essência dos propósitos da vida: Ser feliz.

domingo, 5 de julho de 2009

Boas Férias

Chegamos ao final de mais um ciclo. Nestes últimos dias realizamos várias festas, unindo todas as turmas do curso com encontros entre alunas (os) e professores num ambiente alegre e saudável. Tivemos comes e bebes celebrando os aniversariantes do mês, além das festas de despedida.
Desejo saúde, aproveitamento pleno e não se esqueçam de carregar um bloquinho para anotações e rascunhos, assim não perderão as boas idéias.
Parabéns pela disposição, força de vontade e empenho nas atividades propostas. O carinho de vocês nos motiva sempre.
Boas férias!

Depoimento da Cida

MARIA APARECIDA DA S OLIVEIRA OU MELHOR CIDA. INGRESSEI NA FACULDADE PARA A IDADE DA RAZÃO EM JULHO DE 2007, COMO APOSENTADA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS, ESTAVA A PROCURA DE ALGO QUE PREENCHESSE O MEU TEMPO; FOI A MELHOR COISA QUE FIZ; PASSEI A FAZER NOVAS AMIZADES E TAMBÉM A ME DESCOBRIR, QUANDO CONHECI O MEU PROFESSOR DE DESENHO E PINTURA O DENIS. O DENIS É UM SER HUMANO INCRIVEL, AQUELE QUE LEVANTA O ASTRAL DE TODAS AS ALUNAS, NA AULA DELE NÃO EXISTE TRISTEZA, E FOI NA AULA DELE QUE ME DESCOBRI QUE SOU CAPAZ DE TODAS AS COISAS, EU QUE NUNCA TINHA FEITO UM DESENHO A MÃO LIVRE E TAMBÉM A PINTAR, ME DESCOBRI. NÃO POSSO ESQUECER DA PROFESSORA RITA QUE AUXILIA O DENIS; ELA TAMBÉM É INCRIVEL.
CONCLUSÃO:
" TEMOS QUE DESENVOLVER A NOSSA PARTE HUMANA, NÃO VIVENDO APENAS DA PARTE VEGETAL OU ANIMAL, POR MEIO DO INSTINTO. POR MENOS CULTURA QUE VOCÊ POSSUA, VOCÊ TEM UMA INTELIGÊNCIA, COM CAPACIDADE PARA RACIOCINAR E PENSAR."(MINUTOS DE SABEDORIA- C. TORRES PASTORINO)

quarta-feira, 3 de junho de 2009

HOMENAGEM A DONA ANTONIA


De: MARIA APARECIDA DA SILVA OLIVEIRA mariacida_oliveira@yahoo.com.br


Acho que todas as alunas da FIR e também os funcionários conhecem aquela senhorinha
simpatica que com os seus oitenta anos, é verdade oitenta anos, não deixa de ir para a
Faculdade. Faça sol ou chova; lá esta Dona Antonia, e faz questão de usar a camiseta da
Faculdade.
Fisicamente, ela é pequena, magra, tem só 40% da visão, mais vai sózinha para todos os lugares que precisa.
Outro dia, ela me deu uma lição de vida que eu fiquei com vergonha ; Dona Antonia tinha acabado de pintar o muro de sua casa e foi para a faculdade; seus braços estavam sujos de tinta; leveia ao banheiro e lavei seus braços, depois passei um creme hidratante ;e fomos para a aula de Dança; no final de todas as aulas ela me procurou para saber onde ela poderia compar o creme hidratante por que ela gostou;então falei para ela que eu vendia, porque trabalho com cosméticos, perguntou o preço; falei vinte reais, mas eu nem sabia se o preço era este porque eu não estava com o catálogo; então ela falou:
-Cidinha traga um para mim;.
- Sim Dona Antonia, trarei;
Ao chegar em casa, fui consultar o catálago e qual não foi minha surpresa quando vi que o valor real era cinquenta reais. No dia seguinte cheguei á Faculdade e falei para ela que o valor não era aquele e que era para ela esperar a troca da revista que o valor poderia diminuir porque viria em promoção; sabe o que ela disse:
- Cidinha, pode trazer, eu vivo o hoje; quando eu quero alguma coisa eu compro, eu não fico esperando o dia seguinte.
De tudo, eu tirei uma lição; e refleti.
"O MINUTO QUE VOCÊ ESTA VIVENDO AGORA É O MAIS IMPORTANTE DE SUA VIDA, ONDE QUER QUE VC. ESTEJA.
PRESTE ATENÇÃO AO QUE ESTÁ FAZENDO.
O ONTEM JÁ LHE FUGIU DAS MÃOS.
O AMANHÃ AINDA NÃO CHEGOU.
VIVA O MOMENTO PRESENTE, PORQUE DELE DEPENDE TODO O SEU FUTURO.
PROCURE APROVEITAR AO MÁXINO O MOMENTO QUE ESTÁ VIVENDO, TIRANDO TODAS AS VANTAGENS QUE PUDER, PARA SEU APERFEIÇOAMENTO.(Minutos de
Sabedoria - C.Tirres Patorino)"
Dona Antonia, te amo
Cida Oliveira

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Olá Turma. Agora Guarulhos tem um ponto fixo que poderá resolver qualquer assunto relacionado com as artes Visuais. É o ATELIÊ DE ARTES do Denis. Lá, você encomenda caricaturas, retratos, quadros, esculturas, criação de personagens, histórias em quadrinhos, desenho animado em flash, criação de logotipos, projetos especiais, desenhos, curso, em fim todos os segmentos das artes. Está localizado à rua Hugo Pohlman, 6, Picanço, Guarulhos.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Comentários da Cleonice Kazumi Murai

Quando iniciei o curso da Universidade da Melhor Razão, não havia criado nenhuma expectativa com relação à arte. Qual não foi minha surpresa quando nosso mestre, o Denis, nos convocou para pegar em lápis, pincéis e tintas! Chegùei à conclusão que tudo é possível, que na verdade o que o Denis nos diz sempre, "não diga, não consigo" é verdade! Todos os trabalhos que presenciei serem feitos e os que já foram expostos, tem seu valor artístico, são bonitos... Claro, que tem a mão do Denis e da Rita, mas é assim que estamos evoluindo nas artes!!!!!!!!!Muito bom participar do convívio de todos e continuar aprendendo.

domingo, 5 de abril de 2009

Olá pessoal!

Espero que vocês fiquem à vontade para comentar suas experiências. Já comentei o quanto é prazeroso esse nosso encontro. Momento em que há desligamento de outros afazeres e nos dedicamos a arte de desenhar e pintar. Com vocês adquiro conhecimentos, transmito o que conheço e aprendo a repassar as informações assimiladas.
Aproveito o momento para esclarecer alguns pontos importantes. Ouço diversos comentários referentes aos trabalhos feitos na sala de aula. Um que me chamou atenção, diz respeito a auto-estima. Antes da conclusão da obra, na etapa do esboço, as mais ansiosas dão início a um julgamento, a meu ver sem sentido, achando que o seu trabalho não está bom ou que não conseguirão fazer direito, demonstram insatisfação com o resultado de um trabalho ainda inacabado, como se possuíssem vasta experiência e anos de prática, e que de repente, perderam as habilidades. Esquecem que estão entrando em contato com os pinceis, com as tintas, telas, tipos de lápis, luz e sombra, proporcionalidade, perspectiva, teoria das cores, temas da história da arte, escala cromática, cânone, etc., pela primeira vez, portanto a cobrança é injustificada.
Desde o nascimento, o sistemas capitalista impõe o uso da razão, da crítica, da comparação, levando a competições sem fundamento resultando em conflitos e mal estar. Pode ser até uma teoria que explique um dos motivos das guerras.
O uso excessivo da razão, localizado no hemisfério esquerdo do cérebro, desequilibra a trajetória humana, em busca da única coisa de valor: A felicidade.
Como o ser humano é composto de corpo (razão) e alma (emoção), há necessidade que haja equilíbrio entre as partes. A arte é responsável pela emoção, sem arte o ser humano não vive. Cada pessoa se afina com uma das modalidades disponíveis, seja com a música, a dança, o teatro, a literatura, ou artes plásticas, qualquer uma delas de um jeito ou de outro está inserida na vida.
A nossa modalidade é Artes Plásticas. Recentemente rebatizada de Artes Visuais, devido a maior abrangência. Escolhemos o Desenho e a Pintura, considerado por alguns teóricos a base para desenvolver outras expressões artísticas. O desenho é responsável pela visualização das idéias, na elaboração de projetos.
Sendo a arte responsável pela emoção, pela criatividade, pela intuição, pelos sentimentos adormecidos devido a predominância da razão, vamos nos envolver no processo, momento em que podemos atingir alto grau de concentração, assimilação dos conhecimentos técnicos artísticos, descoberta de talentos adormecidos, desejos não realizados, percepção para encontrar beleza nos mínimos detalhes, visíveis nas coisas materiais e presente nos espíritos iluminados. No exercício prático, as descoberta aparecem e a percepção se desenvolve, motivo pelo qual deve ser valorizado.
Vamos evitar comparações, achar que o desenho do vizinho é sempre mais bonito do que o seu.
As experiências estão demonstrando que, ao usar o mesmo referencial, seguir o passo a passo, dar as mesmas instruções, o mesmo motivo (imagem), pedir para fazer igual ao exemplo, nenhum desenho ou pintura fica igual. Isso comprova o quanto cada um é diferente, único, exclusivo. Então, não cabem comparações, cada pessoa tem o seu tempo de assimilação, as experiências são diferentes, o ambiente, as amizades, as oportunidades, tudo influencia o processo da aprendizagem. Olhe para você, se tiver que comparar, compare consigo mesma, com sua evolução, seu esforço, suas condições, suas dificuldades. Cada trabalho artístico adquire o seu toque pessoal, também chamado estilo, resultado de sua própria prática.
Em toda a existência, procura-se o tesouro mais valioso já mencionado: A felicidade.
Parafraseando meu mais recente professor, Dr. Ruy Cesar do espírito Santo, “devemos viver a eternidade do agora”.
Ao entrar na sala de artes, já perceberam o quanto fico a vontade. Conseqüência da recepção caloroso, mantida por vocês. É uma sensação agradável, nem vejo as horas passarem, me sinto entre amigas (os), me divirto, produzo, troco experiências e recebo salário por isso. Não foi uma escolha feliz?
Espero que todos se sintam a vontade, contribuam com comentários, críticas, sugestões, mostrem os resultados provisórios de seu empenho, afinal tudo é processo, a tendência é sempre evoluir, o que poderá ser constatado ao final do ano letivo.
Sabemos que todas as coisas no entorno influenciam direta ou indiretamente os resultado.
Será que a arte influencia os rumos de nossa trajetória?
Os comentários ficam mais ricos acompanhados de suas respectivas justificativas.
No prazo de aproximadamente um ou dois anos, a intenção é compilar os comentários e tornar os registros um projeto de pesquisa, um livro, ou um site, enquanto isso todos podem acompanhar os comentários das experiências vividas, com essa atividade na terceira idade, aqui.
Para encerrar apresento imagens de trabalhos feitos nas horas livres.
São técnicas e estilos variados que vão do desenho á lápis, acrílico e óleo sobre tela, papel, compreendendo retratos, caricaturas, decoração, criação de personagens e projetos especiais.















































































































































































































































































































sábado, 4 de abril de 2009

O Curso de Desenho e Pintura


Este espaço tem o objetivo de dar voz ao grupo, para que possa aprimorar o relacionamento entre os envolvidos nos cursos da Faculdade para a Idade da Razão, do Centro Universitário metropolitano de São Paulo – UNIMESP, permitir a livre expressão para rever os momentos alegres e refletir através dos comentários críticos.
A melhor idade é: um melhor relacionamento, as melhores aulas, as melhores experiências, as melhores amizades, o melhor corpo docente, os melhores conteúdos e os melhores resultados.
Por exemplo, o curso de Desenho e Pintura, além de promover o conhecimento e aplicação das técnicas artísticas, discute a história da arte, com comentários e exibição de filmes, e procura por meio da concentração e do equilíbrio emocional, o prazer na realização das atividades, para gerar um bem estar que possa refletir na qualidade de vida.
Nossos encontros são recheados de descontração e enquanto desenhamos e pintamos, conversamos a respeito de diversos assuntos, principalmente relacionados ao mundo das artes, momento em que ouvimos as opiniões e as críticas que podem surgir para enriquecer o nosso repertório.